CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Thiago Lopes

10/07/2015 18:35:00 ( atualizada em 13/07/2015 13:21:13 )

Horários diferenciados

Horários diferenciados
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Confira como o elenco coxa-branca se prepara quando o jogo acontece no período da manhã

Neste domingo (12), o Coritiba enfrenta a equipe do São Paulo, logo cedo, as 11h, no Estádio do Morumbi. Esta é a segunda vez, no ano, que o time entra em campo no período da manhã no Campeonato Brasileiro. A última vez foi no dia 07 de junho, no Beira Rio, contra o Internacional. Os horários diferenciados, que fogem do padrão, exigem uma preparação diferente dos atletas.

O Coritiba.com.br conversou com a nutricionista do Clube, Margarete Albuquerque e com o preparador físico do elenco, Alexandre Lopes. Segundo eles, quando o jogo começa mais cedo, a preparação dos jogadores começa nos dias anteriores a partida. Em relação à parte nutricional, o cuidado está na alimentação, hidratação e sono.

Primeiramente, é necessário que o jogador se alimente bem no dia anterior e durma mais cedo.“Nem todos os jogadores tem o hábito de tomar café da manhã. Com jogos neste horário, é obrigatório. Sempre oriento, também, a hidratação um dia antes”, explicou Albuquerque. Na primeira refeição do dia, antes da partida, é preciso ter cuidado.

“Tem que evitar gorduras, embutidos, fibras e priorizar os carboidratos e as proteínas magras”, disse. Um exemplo de café da manhã adequado a esta situação seria pães, bolos simples – sem recheio nem cobertura – proteínas magras e frutas – de preferência banana, que não tem fibras. “As fibras interferem na digestão. É preciso evitar, por isso, alimentos integrais”, ressaltou a nutricionista.

Quando o jogo é as 15h, como ocorreu contra o Joinville, a refeição principal do atleta passa a ser o almoço. Mesmo assim, é preciso evitar gorduras e priorizar carboidratos nesta refeição. “No almoço pode ter arroz, massas, carnes magras, por exemplo”, explica. Em relação a parte da preparação física, Lopes explica que, durante a semana, alguns treinamentos acontecem pela manhã, o que já deixa o atleta mais habituado ao horário do jogo.

“Eles estão acostumados com a rotina de treinamento pela manhã, mas, é claro que a intensidade do jogo é maior. A gente não atinge isso nos treinos”, disse o preparador da equipe, Alexandre Lopes. Por isso, a importância de o jogador se preparar, fisicamente, durante a semana e também balancear a parte nutricional. Somando os cuidados, o elenco entra “de tanque cheio”, como brincou Lopes, em campo.

O Nação Coxa-Branca, programa exclusivo do canal Premiere Futebol Clube acompanhou a rotina de atividades do elenco antes do duelo contra o São Paulo e trará na próxima edição do programa uma reportagem completa sobre o assunto, não perca.