CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Diogo Mateus

31/03/2016 13:08:00 ( atualizada em 31/03/2016 15:42:34 )

Hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

No Dia da Saúde e Nutrição, profissionais do clube chamam atenção de como as boas práticas na alimentação influenciam no dia a dia

“Uma boa saúde começa de uma boa alimentação”. Quem nunca ouviu esta máxima de médicos, nutricionistas e até mesmo dos pais?  E esse não é um mito ou uma superstição, é uma realidade comprovada por estudos e aplicada diariamente na área de saúde. Neste 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição é celebrado no Brasil, justamente para chamar atenção para a importância das escolhas dos alimentos que ingerimos e o quanto eles influenciam na qualidade de vida dos brasileiros.

O Ministério da Saúde lançou, em 2014, o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, atentando para hábitos saudáveis e boas escolhas de alimentos para o dia a dia. Além disso, a publicação traz dez passos para manter uma alimentação adequada e saudável (confira no final desta matéria).

No Coritiba, a preocupação com a parte nutricional de atletas é uma constante e não poderia ser diferente. O Departamento de Nutrição acompanha diariamente a alimentação de jogadores da equipe principal e das categorias de base com duas profissionais do ramo. Margarete Albuquerque e Marla Martins buscam sempre as melhores opções para os atletas para que o desempenho deles dentro das quatro linhas seja de alto rendimento.

“A gente faz o acompanhamento deles em todas as refeições, procurando orientá-los da melhor maneira para que consumam todos os nutrientes necessários, como os carboidratos, que é a energia para eles terem um bom desempenho em campo, as proteínas, para que tenham uma recuperação boa da musculatura depois dos treinamentos, frutas e verduras, para que as reações fisiológicas ocorram de melhor maneira, para que a imunidade deles fique também mais protegida", detalha Martins.

Se a preocupação alimentar parece coisa de atleta profissional, as nutricionistas do clube atentam que as boas escolhas na hora das refeições podem se tornar rotinas simples para todos, independentemente da profissão.

"A alimentação é fundamental desde que a criança nasce, com a amamentação. Se você tiver uma alimentação adequada, completa, com todos os nutrientes já na infância, possivelmente não terá doenças como diabetes, cardiopatias, doenças degenerativas. A alimentação está diretamente ligada a saúde do indivíduo", alerta Albuquerque.

Ela deixa algumas dicas para quem quer ter uma alimentação saudável no dia a dia: "O importante é incluir vários tipos de nutrientes na alimentação, como frutas e verduras, que são fundamentais. No mínimo cinco tipos de frutas diferentes na alimentação diária!", alerta. "Proteínas, carboidratos e a gordura, sempre da mais saudável. Evite frituras e carne muito gorda e dê preferência para os azeites, oleaginosas e castanhas, que tem gorduras importantes para o nosso organismo”, termina.

E para quem quer mais dicas, confira os dez passos para manter uma alimentação adequada e saudável:

  • Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
  • Limitar o consumo de alimentos processados
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia 
  • Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
  • Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
  • Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
  • Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
  • Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Fonte: Ministério da Saúde.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/15411-ministerio-da-saude-lanca-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira