A programação contou com palestra sobre Ciência da Formação Humana e Cognitiva no Couto Pereira
Na última semana os familiares dos atletas das categorias sub-11 e sub-13 do Coritiba participaram de uma palestra sobre Ciência da Formação Humana e Cognitiva. O departamento de Gestão de Formação e Desenvolvimento do clube promoveu o evento com o intuito de integrar os exercícios aplicados nos treinamentos no CT da Graciosa, com a rotina dos jovens em casa.
Rodrigo Pignataro, gerente de formação e desenvolvimento do Coritiba, Prof. Dr. Jefferson Eduardo Hespanhol, coordenador técnico-científico, e Edison Placha Júnior, treinador da equipe, falaram sobre o planejamento que está sendo aplicado aos garotos no dia a dia das atividades nas mais variadas áreas, como psicologia, pedagogia, nutrição e no próprio treinamento em campo. Marcelo Almeida, ex-vice-presidente do Coxa, deu uma palestra sobre a importância da formação cognitiva desde cedo dentro do ambiente familiar.
Ricardo e Kathleen Zorzenão, pais do atleta da equipe sub-11, Gabriel Zorzenão, estiveram no evento e gostaram de ver o planejamento sobre o desenvolvimento do filho, não apenas como um futuro atleta, mas também como cidadão. “Eu e minha ficamos surpresos com esse encontro. Estamos felizes em saber que o Gabriel está muito bem encaminhado dentro do clube, não só no ambiente profissional, mas algo que eu já estava notando no Coritiba, são as pessoas que trabalham aqui. O ambiente é muito agradável e isso é ótimo para a formação do atleta, pois a caminhada é longa. Imagina uma criança de 10 anos até chegar ao sub-20, então se não for dessa forma, vai se perdendo. Vamos aumentar aquele índice dos atletas que estão em formação, que chegarão ao futebol profissional, e esse é o caminho, como o Coritiba está fazendo”, afirmam os pais.
O Prof. Dr. Jefferson Eduardo Hespanhol explicou a importância da integração do clube com a família do atleta em formação. “Estamos monitorando os jovens e respeitando o desenvolvimento de cada um. Por isso, todos os departamentos do Coritiba estão integrados e esse trabalho se estende no ambiente familiar, entendendo os processos, evitando desgaste físico e mental para que a gente possa conduzir as atividades com excelência”, finaliza o coordenador técnico-científico do Coritiba.